ISSN 1516-8530 Versão Impressa
ISSN 2318-0404 Versão Online

Revista Brasileira de Psicoteratia

Submissão Online Revisar Artigo

A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 1 resultados

Intenção de se vacinar contra a COVID-19 e hesitação vacinal no Sul do Brasil: Prevalência e fatores associados
Juliana Nichterwitz Scherer, Paulo Matheus Dorneles Martins, Vanessa Andrighetti Azevedo, Laura Elena Sperling, Marília Verissimo Veronese, Priscila Goergen Brust Renck
Páginas: 61 - 73

Resumo

INTRODUÇÃO: A vacinação contra a COVID-19 é um dos principais recursos de saúde pública para mitigar a pandemia globalmente. As taxas de vacinação dependem diretamente da aceitação e adesão da população. Sabese que a aceitação vacinal é muito heterogênea entre as diferentes regiões do globo, mas há poucos estudos avaliando a percepção geral das vacinas contra a COVID-19 no Brasil.
OBJETIVO: Avaliar a intenção de vacinação contra COVID-19 entre moradores do Rio Grande do Sul (RS), Brasil, durante o início da campanha de vacinação no país, e identificar fatores associados à hesitação vacinal.
MÉTODOS: Foi realizada uma pesquisa com coleta de dados online, que recrutou um total de 953 respondentes. O questionário foi divulgado em mídias digitais de março a maio de 2021, por meio do método de amostragem bola de neve.
RESULTADOS: Aproximadamente 96% da amostra informou que pretendia tomar a vacina contra a COVID-19. A hesitação vacinal foi positivamente associada a ser casado, ter filhos e ser mais velho. Indivíduos sem intenção de se vacinar também foram mais propensos a não respeitar o distanciamento social e outras ações de proteção individual.
CONCLUSÕES: Nossos achados estão de acordo com os dados atuais de cobertura vacinal no RS. Embora o Brasil esteja apresentando taxas de vacinação superiores à maioria dos países do mundo, devemos atentar para os grupos populacionais que não aderem à vacinação. Reforçamos a importância da constante divulgação científica e educação em saúde para toda a população como aliadas no fortalecimento das políticas públicas de vacinação.

Descritores: Vacinas contra COVID-19. COVID-19; Hesitação vacinal